Escola Politeia

Rua Dona Germaine Buchard, 511

Água Branca | 05002-062

Secretaria

2ª a 6ª das 8h às 18h

Tel: 11 3803 9805

secretaria@escolapoliteia.com.br

Para educadores

Estágios, pesquisas e visitas:

paraeducadores@escolapoliteia.com.br

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

Entre em contato

© 2019 Politeia Escola Democrática

Nossa

Proposta

A Escola Politeia oferece Ensino Fundamental de 1º a 9º anos e Educação Infantil pré-escolar (para crianças de 4 e 5 anos) a partir de um olhar para as crianças e adolescentes como sujeitos da aprendizagem e com base na educação democrática.

 
 
 

A Politeia elabora dispositivos pedagógicos em que crianças e adolescentes vivenciam na prática os valores democráticos de participação na tomada de decisões que afetam os sujeitos envolvidos. Estudantes fazem parte da elaboração das regras de convivência, atuam no cuidado e funcionamento da escola, bem como na elaboração de seus percursos de aprendizagem.

A participação das famílias é fundamental para a realização da proposta, constituindo a nossa comunidade escolar, tanto na dimensão educativa de parceria e co-responsabilidade na educação das crianças e adolescentes, quanto na colaboração ativa em atividades diversas.  

De modo a manter o princípio democrático em todo eixo estrutural, a Escola Politeia é gerida por educadores e educadoras comprometidos com a práxis pedagógica e com uma educação emancipadora, sendo assim, uma escola que toma para si a dimensão política da educação em seu cotidiano e segue dizendo que outra educação é possível.

 
 
 

Roda do Dia

É o momento em que os estudantes e educadores se reúnem para começar o dia na escola. Acontece todos os dias, das 13h15 às 13h30 e tem como objetivo dar informes, entender quais são as atividades e eventos do dia e deixar todos na mesma página do projeto.

Assembleia

É a partir da criação conjunta das regras que nossos estudantes podem compreender melhor a necessidade de escuta e fala para construir relações cotidianas justas entre o coletivo. A Assembleia acontece duas vezes por semana, com todos os alunos e educadores, para elaborarem regras de convivência, utilização dos materiais, propostas de ação da escola, entre outros temas que surgem ao longo do ano e do contexto em que estamos vivendo (dentro ou fora do ambiente escolar).

 

Comissões

As comissões são grupos compostos por estudantes e educadores que tem objetivo de contribuir na gestão do espaço e tempo escolares. Durante o ano, novas comissões são criadas e sugeridas em Assembleia e cada estudante participa de diversas comissões em sistema de rodízio: limpeza, horta, lanche, fórum de mediação de conflitos, biblioteca, organização dos eventos, entre outras.

Fórum  

A comissão do Fórum de Mediação de Conflitos proporciona o diálogo entre pessoas envolvidas em conflitos a pedido dos envolvidos. A comissão utiliza ferramentas e princípios da Comunicação Não-Violenta e da Justiça Restaurativa em busca da transformação da relação destas pessoas de maneira que sintam-se seguras umas com as outras na convivência escolar.

 

Tutorias

As Tutorias são grupos multi-etários em que estudantes se reúnem ao longo de todo ano letivo.  Os 9 anos do ensino fundamental são divididos em 3 tutorias com duração de 3 anos: 

  • Tutoria 1: 1º, 2º e 3º anos

  • Tutoria 2: 4º, 5º e 6º anos

  • Tutoria 3: 7º, 8º e 9º anos 
     

Cada uma delas possui 2 ou mais educadores-tutores que acompanham e guiam o desenvolvimento das crianças, além de se envolverem com o grupo ao longo das atividades escolares.

 
 

Ateliês de      Linguagem

São os momentos do desenvolvimento de conceitos e habilidades das áreas específicas: português, matemática, ciências humanas, ciências naturais, artes e corpo. Os ateliês acontecem nos grupos de Tutoria e acompanham um tema definido pela equipe pedagógica que será desenvolvido ao longo do ano letivo. Os ateliês são ministrados em parceria com educadores-tutores e educadores especialistas nas respectivas áreas.

Laboratório

É o horário sem proposta pré-definida que acomoda variados interesses dos e das estudantes. Essa atividade começa com uma conversa de organização onde dizem o que gostariam de fazer, suas propostas são escutadas por todos e todas, podendo agregar mais pessoas. Podem ser propostas de trabalhos manuais, brincadeiras elaboradas de faz de conta, jogos variados na quadra, jogos de tabuleiro, idas ao Parque da Água Branca, entre outras. Nesse momento a equipe se divide também de acordo com as atividades para apoiar os e as estudantes.

 

Saídas e Estudo de Meio

O aprender vai além dos muros da escola. Atividades que transpõem os portões são frequentes em nosso cotidiano, seja uma visita ao Parque da Água Branca, nosso vizinho, sejam idas a locais destinados ao encontro com pessoas e situações de aprendizado relacionadas aos estudos em andamento. Também fazemos as malas e pegamos a estrada anualmente para uma viagem de estudo de meio relacionada ao tema do ano.

 

Grupo de Estudo (GE)

Organizado a partir dos interesses dos estudantes, os Grupos de Estudos são trabalhados durante o bimestre com estudantes de diferentes idades e níveis de desenvolvimento. Através dos interesses comuns que os unem, o/a educador/a trabalha diversas áreas do ensino dentro dos temas escolhidos. 

 

Pesquisa 

Individual e Coletiva

Durante um semestre, com o auxílio de um/a educador/a, cada estudante tem a possibilidade de se aprofundar em um tema que é de seu interesse ou de um grupo comum e a desenvolver uma pesquisa sobre o assunto, também sendo estimulado/a desde o primeiro ano a ter a pesquisa como instrumento de aprendizagem. Durante o período, ele/a apresenta seu trabalho aos/às outros/as estudantes e em 2 fins de semana diferentes, apresenta o trabalho para especialistas, na Partilha, e depois para toda a comunidade escolar, na Sabadeira.

 

Partilha

O segundo momento de apresentação das pesquisas individuais dos/ das estudantes. Após compartilharem para os/as colegas e educadores/as da Politeia, chega o momento de contar um pouco mais sobre seu tema para algum/a especialista no assunto. A Partilha acontece num sábado e é ainda um evento restrito aos/às estudantes e educadores/as, pois é a última preparação para a Sabadeira, onde todos e todas estarão preparados/as para apresentar seus temas à toda comunidade.

Sabadeira

Sabadeira é o Sábado que finaliza nosso semestre na Politeia. É um evento de muita expectativa, pois é quando os/as estudantes apresentam suas pesquisas individuais para toda a comunidade. Acontece duas vezes ao ano, sendo no segundo semestre também o evento de conclusão do ano letivo.

 
 
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon